Editora: Imago
Autor: Marion Zimmer Bradley
Número de páginas: 232
Avaliação:
(Skoob)
Atenção: Se ainda não leu o primeiro volume, devo advertir sobre perigo de spoiler!
Autor: Marion Zimmer Bradley
Número de páginas: 232
Avaliação:
(Skoob)
Atenção: Se ainda não leu o primeiro volume, devo advertir sobre perigo de spoiler!
Sinopse
Em As Brumas de Avalon, Marion Zimmer Bradley reconta a lenda do rei Artur, descrevendo os seus esforços para unificar a Bretanha contra a invasão Saxônica, a partir da perspectiva das poderosas mulheres do reino de Avalon e Camelot.
Mesmo aqueles que normalmente não gostam das lendas de Artur irão se encantar com as mulheres por trás do trono.
Morgana e Guinevere lutam pelo poder, usando Artur para promover as suas respectivas visões de mundo. As intrigas e a política do reino de Camelot descritas em As Brumas de Avalon se passam quando o Cristianismo começa a dominar a ilha-nação da Bretanha estabelecendo o conflito com os cultos pagãos.
Mesmo aqueles que normalmente não gostam das lendas de Artur irão se encantar com as mulheres por trás do trono.
Morgana e Guinevere lutam pelo poder, usando Artur para promover as suas respectivas visões de mundo. As intrigas e a política do reino de Camelot descritas em As Brumas de Avalon se passam quando o Cristianismo começa a dominar a ilha-nação da Bretanha estabelecendo o conflito com os cultos pagãos.
Resenha
Em Brumas de Avalon Vol.2 os eventos começam a se complicar. Morgana que no final do livro anterior havia fugido de Avalon grávida, vai morar com sua tia. Morgause começa levantar suspeita de quem seria o pai, e por ter vestígio ainda da visão acaba descobrindo após o parto a identidade da criança: filho do rei Artur. Morgause ,possuída de interesses para com a criança, toma para si o menino. Morgana talvez ingênua ou, com certo tipo de receio por esse filho ser de seu irmão, aceita. Boa parte da narração fica por cuidados da esposa de Artur, Gwenhwyfar. Com uma fé exarcebada no cristianismo, a rainha tenta inúmeras vezes persuadir ao rei quanto a abominar os ritos pagãos de suas terras. Artur, ciente de suas juras, enfrenta sua esposa, porém deixa-se levar em alguns momentos, resultando o rompimento de acordos estabelecidos entre ele e Viviane(Sacerdotisa de Avalon). Vários acontecimentos são desencadeados por conta da infidelidade de Artur e sua falta de gratidão por aqueles que o colocaram no trono. Como havia falado na antiga resenha, não estava empolgado com a história, porém, a partir do segundo livro acontecimentos excitam a mente do leitor levando-o a se perguntar: Qual será o desenrolar da história? Houve muitas passagens que me chamaram atenção, porém irei citar apenas algumas. Merlim (pai de Igraine) continua sendo um dos meus personagens prediletos, seus diálogos com o bispo são extremamente inteligentes levando o leitor a desenvolver visão crítica a respeito dos acontecimentos. Em diversos momentos percebi que Gwenhwyfar fica alternando, em um conflito interno, a respeito do que é certo ou errado. Em certas ocasiões ela deseja ser igual à Morgana, livre e decidida, e em outras abomina completamente as práticas pagãs. Parece que ela anseia a liberdade das mulheres na religião não cristã, mas também ela não quer se desapegar de sua fé religiosa. Para mim Gwenhwyfar constitui uma das personagens mais irritantes do livro. Segue um trecho que achei de suma importância cita-lo:
“Gwenhwyfar pensou que sufocaria de raiva. Mas não, não devia ficar irada, não era correto; a madre superiora lhe dissera no convento que a tarefa da mulher era casar e ter filhos. Ela desejara ser freira e permanecer no convento, aprendendo a ler e fazer belas letras com a pena e o pincel, mas isto não era para uma princesa. Tinha de obedecer ao pai como se fosse a vontade de Deus. As mulheres precisavam ter um cuidado muito especial em fazer a vontade de Deus, porque foi por meio do pecado da mulher que a humanidade caiu no Pecado Original, e todas deviam saber que tinham de trabalhar para redimir este pecado no Éden. Nenhuma mulher, com exceção de Maria, mãe de Cristo, podia ser realmente boa: todas as outras eram más, nunca tiveram oportunidade de ser outra coisa. Era o castigo da mulher por ser como Eva, pecadora, cheia e ódio e rebeldia contra a vontade de deus.”
Essa transcrição me chamou muito atenção, pois ainda hoje algumas mulheres se sentem diminutas diante de homens, se considerando fracas e não dotada da capacidade de resistência, deixando ser guiadas por vontades alheias. Essa obra sem dúvida deve ser lida por todos que apreciam literatura de qualidade.
22 comentários:
Bom, como ainda não li o primeiro, não vou poder ler a resenha, ok?
Beijão!
Parabéns pela resenha Anderson! Já li a série As Brumas de Avalon e amei! Abraços!
http://newsnessa.blogspot.com/
Olá Andy (caraca, ó eu já dando apelidos..rs)
Eu quero muito ler essa série, ainda não li, então pulei algumas partes com medo de spoiler, mas gostei do quote. Depois dessa vou correndo compar logo essa série, que tantos falam bem.
bjos
Eu comprei a coleção ano passado, e claro já a devorei todinha, adoro tudo que está relacionado com rei Artur e a excalibur.
Gostei bastante de sua resenha, vc foi conciso e achei interessante seu modo de escrever, parabéns gatinho *.*
Beijinhos
Viviane
Razão e resenhas
ps.: respostei o vídeo, não repare, a imagem ficou muito ruim.
Como ainda não li nenhum livro da série, fiquei com medo de ler sua resenha.
Mas realmente, é uma série que eu quero ler.
Já to seguindo aqui ta?
Um beijo,
Luara - Estante Vertical
Olá, Anderson!
Gostei muito da resenha.
Morgana não tinha dúvidas sobre quem era o pai de seu filho, não que eu me lembre. Ela e Arthur descobriram logo quando acordaram o que havia acontecido. Foi isso que me deixou com raiva de Viviane. Mas depois, assim como Morgana, a perdoei e a entendi. Guinevere é INSUPORTÁVEL. Ela passará o resto da estória culpando Arthur e sua família por tudo de ruim que acontecer na Bretanha. Tudo para ela é um castigo de Deus por eles cometerem tantos pecados. UM SACO. HAHAHA
Triste o que aconteceu com Igraine, não é? Provavelmente todos, menos eu, devem ter a odiado e achado que ela merecia... :/ Nesse livro eu senti tanta raiva de Lancelot...
O Terceiro livro é muito, muuuito bom.
Eu vou parar, me empolgo quando falo dessa série. huhauhauuha
Beijos, Carol.
www.perdidanaestante.blogspot.com
Aaa nao falei que as duvidas eram dela, mas de Morgause! Entendeu?
Retribuindo a visita! Seguindo))))
Beijos
Olá Anderson!
Cara acredita que eu ainda não li nenhum livro de As Brumas de Avalon? Por isso pulei a resenha, para ficar com aquele gostinho haha'
Quando eu comprar venho falar se gostei ou não heim!!
Mais tenho certeza que a resenha ficou ótima =D
Beijos
Ana Magiero
Garota Sonhadora Em Livros
Ola...
Achei sua resenha 10, palavras muito bem escritas e focadas!!! Parabéns!!
beijoss
http://www.dailyofbooks.blogspot.com/
Quero ler essa coleção =)
Leia, pois estou no terceiro volume e as coisas só estão ficando melhor! :D
Medo de ler alguma coisa que estragasse a leitura do primeiro livro, rs. Nunca li nada a respeito, mas fiquei curiosa, principalmente por você ter dado 4 estrelas (quase um favorito, né?)Já ouvi bastante a respeito dela. Se eu conferir (tenho muitos livros pendentes ...)com certeza aviso a você.
Beijo =*
http://amoressobrenaturais.blogspot.com/
Ainda não li essa coleção,parabéns pela resenha.
Um xero,Ana.
hahha Livros pendentes é o que mais temos!!
Essa coleção é ótima!
Morgana, apesar dos pesares, teve muita fibra, pena que mudou no final, mas isso é comentário pra próxima resenha!
Parabéns,
=D
Uma das melhores compras que fiz esse ano, com um preço super em conta. Uma das personagens mais fascinantes do universo fantasia está nesse livro (Morgana). Parabéns pela resenha...
Elimar
Que bom que gostou de conhecer agente *-*
Eu só assistir o filme do primeiro e creio que não tem filme do segundo, mas eu fiquei morrendo de vontade de ler agora kkkkkk
Agente já postou lá, quer ler? http://falleninme.blogspot.com/ desde já obrigada!
- Mica
Seguindo aqui!!
Segue de volta?
sosneurose.blogspot.com
Gostei muito da sua resenha!
Alguns amigos já leram todos os livros desta série e me dizem sempre que é muito boa. Porém, ainda não tive o prazer de lê-la.
Parabéns pela resenha.
"Palavras ao Vento..."
www.leandro-de-lira.blogspot.com
Ahh, não li o volume 1 de As brumas de avalon, quero muito ler, sempre que vejo em promoção no submarino fico de comprar e nunca compro x_x então tive que pular a resenha :/
Como não li o volume 1, acabei pulando a resenha rs.
Minha mãe é fã dessa série e sempre me incentiva a ler, mas falta tempo! haha
Estou seguindo tbm :)
Bjs
Postar um comentário