Resenha: As Brumas de Avalon Vol.4 O Prisioneiro da Árvore

Editora: Imago
Autor: Marion Zimmer Bradley
Número de páginas: 240
Avaliação:

(Skoob)

Atenção: Se ainda não leu os outros volumes, devo advertir sobre perigo de spoiler!


Sinopse
 
Em As Brumas de Avalon, Marion Zimmer Bradley reconta a lenda do rei Artur, descrevendo os seus esforços para unificar a Bretanha contra a invasão Saxônica, a partir da perspectiva das poderosas mulheres do reino de Avalon e Camelot.

Mesmo aqueles que normalmente não gostam das lendas de Artur irão se encantar com as mulheres por trás do trono.

Morgana e Guinevere lutam pelo poder, usando Artur para promover as suas respectivas visões de mundo. As intrigas e a política do reino de Camelot descritas em As Brumas de Avalon se passam quando o Cristianismo começa a dominar a ilha-nação da Bretanha, estabelecendo o conflito com os cultos pagãos.

Resenha   

    A tensão chega ao ápice, no determinante e último livro da saga. A obra é narrada por Morgana, Morgause e Gwenhwyfar.  A Sacerdotisa de Avalon, Morgana, tenta a todo custo lembrar Artur da promessa feita a Avalon.  Durante esse último livro ela desenvolve uma grande autoconfiança, a ponto de enfrentar o rei e pedir de volta à espada que lhe foi dada por Viviane.  É notável também a polarização da trama onde a esposa do rei tenta leva-lo mais ainda para o lado cristão, enquanto Morgana usa de seu poder como irmã e lembra suas responsabilidades para com a Deusa. Já estava mais do que na hora de Morgana deixar sua passividade e partir para ação. A Sacerdotisa vendo que Artur não iria ceder, trama um ardil para prendê-lo no reino das fadas. Vale lembrar que lá, o tempo passa devagar, ou seja, um dia são meses no “mundo real”. O plano consistia em roubar a Excalibur, matar o rei e assumir o trono, porém, Acolon, o escolhido para a missão, não consegue e é morto pelo rei no reino das fadas. A partir desse ponto, a história se torna dinâmica, o que torna esse o melhor livro da coleção.
    Kevin trai Avalon e rouba as sagradas regalias recebendo a punição por tal feito e, a obra releva, de forma surpreendente, quem finalmente é o vilão da trama. Não tinha lido anteriormente nenhuma obra que retratasse a vida do rei Artur, então irei me abster de qualquer comparação.  O final, para mim, foi inesperado. Esperava que algo ruim acontecesse, mas não daquela forma. Confesso que já estava cansado dos livros, por ter lido os quarto seguidamente.  Os livros, sem dúvida, devem ser lidos! De maneira genial Marion descreve os ritos celtas com incríveis detalhes e, nos traz reflexões de tudo que nos cerca.
  

 

6 comentários:

Unknown disse...

Caramba, eu amo tudo isso né? Já te falei que tenho os livros, amei lê-los e o fiz em menos de uma semana? Li os 4 em menos de uma semana, mas nessa época eu não era blogueira...enfim
Gostei muito de sua resenha, vc descreveu pontos cruciais sem revelar demais, perfeito.
Parabéns querido.
Beijos da Vivi

http://vivianeblood.blogspot.com/2012/03/resenha-premiada-para-sempre.html

Vanessa Vieira disse...

Parabéns pela resenha Anderson! Já li As Brumas de Avalon e amei! É uma das minhas séries favoritas! Abraços!

Milla disse...

Parabéns pela resenha, me encantei com esta historia!! :)

beijos
http://dailyofbooks.blogspot.com/

Momentos de leitura disse...

Ainda não li nenhum... Mais gostei da resenha. Acho que já comentei aqui, dizendo que a capa desses livros não me chama muito atenção. Mais toda vez que venho aqui, leio uma resenha. Acho que vou acabar lendo viu... rsrsrsrs

Passa lá no blog, tem resenha nova.
http://pollymomentos.blogspot.com/

Jacqueline Braga disse...

EU pulei essa, porque já com as primeiras resenhas do livro fiquei curiosa para ler, e fui correndo pedir ao meu marido, que disse que tmb estava de olho nessa série a muito tempo.
bjos

Lidiane Andrade disse...

Essa é uma série que eu tenho vontade de ler, todo mundo fala super bem e os livros são tão fininhos. As capas não são bonitas e nem feias e é uma série sobre bruxas, acho que vou gostar.

Postar um comentário